domingo, 27 de julho de 2008

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain




Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001

Sinopse

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Além da Sinopse

Depois de alguns meses "fora do ar", o Sala Cheia está de volta, e espero que, aos poucos vocês se sintam bem acomodados e venham visitar o blog com frequência.
Vou recomeçar com um filme que assisti há uns meses atrás e simplesmente me encantou. Diferente de tudo que já havia assistido.
Com o ataque de filmes hollywoodianos nos cinemas, nos canais fechados e abertos, acabamos que, nós brasileiros, não temos o costume de abrirmos a cabeça e valorizarmos também produções européias, asiáticos ou até mesmo nacional. Particularmente, à cada dia vejo que os filmes americanizados ficam cada vez mais "puxação de saco" para os EUA, como também já entrou na monotonia. Tipo "Malhação", não tem mais o que ser feito, entrou na mesmice e é totalmente previsível.
Mas vamos ao filme da vez, o francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". Amélie é fantástica! Mesmo mergulhada na solidão, encontra uma maneira para ver e deixar as pessoas felizes, e se diverte com isso. Ela prova que a felicidade está nas pequenas coisas da vida, como enfiar a mão num saco de feijão.
O filme não utiliza de uma bela atriz para fazer o público se paixonar pela mesma, e sim, se apaixona pelo que ela é de fato. Com um roteiro inocente, engraçado e inédito, incomum nas telas do mundo. Foge de "regras" do cinema, se utiliza de animações cômicas, sem tornar o filme infantil.
A fotografia é perfeita. As cores que predominam no filme inteiro são vermelha e verde, sendo essas usadas nos figurinos também. Os cenários são assim, ricos em detalhes bicolor. Não vale a pena citar, o mais encantador do filme é se surpreender com a produção minuciosa, o cuidado que a equipe teve para deixar o filme bonito. Nem imaginamos quantas pessoas se envolveram. De cenografistas, figurinistas, assistentes, etc.
Não poderia deixar de citar também a sonoplastia. As trilhas são lindas.
Sem mais palavras, espero que assistam e venham comentar sobre o mesmo.

Minha Nota: 10

E inspirada em umas das trilhas do filme, fiz um vídeo romântico pessoal, no qual expus muitas pequenas coisas em que gostamos de fazer. Meu namorado e eu.

9 comentários:

Julio Iglesias disse...

Adriana achei mt pertinente sua visão do filme, esse é um filme que acho espetacular, assiti ctg hihi.. Espero que vc tenha tempo para que atualize sempre seu blog... Nosso vídeo é melhor ainda.. bjs

vanessa disse...

"Ela prova que a felicidade está nas pequenas coisas da vida, como enfiar a mão num saco de feijão."

o prazer da Amelie em enfiar a mão em sacos de grãos pode ser considerado de fato uma felicidade, mas acho que o filme passou mais a 'sensação de prazer' da protagonista que foi substituida por essa ação devido à má-sorte (ou porque não era relevante) suas experiências amorosas (sexualmente falando).

E o meu ponto de vista em relação ao filme, é que Amelie não prova necessariamente que a felicidade está nas pequenas coisas, mas que com pequenas mudanças você pode mudar tanto a sua vida quanto a vida das pessoas que te rodeiam ou das que você nem sequer conhece.
Esse fator chamou muito minha atenção, principalmente quando ela entrega a caixa de infância de um homem de 50 anos e nem sequer assume o feito.

É aquele lance do fazer o bem sem olhar a quem. E sem se "vangloriar" ou "se creditar" devido à ação realizada em benefício de outrém.


Em uma única palavra, O Fabulo Destine de Amélie Poulain é GENIAL.

AdrianaSá disse...

É exatamente! Acho que a felicidade e o prazer estão diretamente ligados, mas a sua explicação foi perfect. Penso que exatamente essas pequenas mudanças que ela causa na vida dos outros, a faz feliz, a faz se divertir.

Sarah Gentil disse...

AAAAAAAAAH!
Amo Amelie, amo o filme...Sempre foi pra mim um dos melhores!
O dvd desse filme é guardado como o tesouro em casa, hahaha
Adorei o blog adri!! :D
Beeijao

Impasse Livre disse...

Legal, completamente out do foco holiwood de se ver. Vou virar fã,posso? Parbéns,comentários suscintos e bem postados. Adorei.Amélia é que era a mulher de verdade, já dizia Mario lago!rs

Anônimo disse...

Nunca vi o filme, mas vou anotar aqui na listinha dos filmes que ainda tenho ver! Enquanto o vídeo, realmente é inspirador, hehe. Você consegue sempre passar através dos vídeos a tua sensibilidade.

Continua atualizando, tá?

Anônimo disse...

Eu adoro esse filme. Comprei o dvd para mim essa semana nas Lojas Americanas.

Elvira

Anônimo disse...

Atualiza!

vanessa disse...

essa sala tá vazia?